terça-feira, 11 de maio de 2010


A Física está em todos os lugares. Está no seu dia-a-dia, muito mais presente do que você jamais imaginava. De discernimentos científicos embasadíssimos e possuidora de um canal particular de conhecimentos, a professora e pesquisadora Yvone Pessoa Nogueira está em Afroditequemquiser e é uma autoridade inquestionável nos assuntos da Física e da Mente.

Em sua jornada profissional, a Física, Mulher e Psicanalista Yvone Pessoa faz parte do Conselho editorial da Adufpb, tanto que possui diversas pesquisas publicadas. Em 2006 foi entrevistada sobre a quântica, no canal da TV UFPB, sendo sua participação considerada uma das mais brilhantes. Desde então realiza várias pesquisas e palestras sobre física.


Yvone em suas diferentes palestras dentro das Universidades.

De fora para dentro enquanto ela fala sobre Física, seus olhos definem longa vivacidade de um ser despertado, mas que muda com a luz. Acho que ela só vai sossegar quando chegar à outra galáxia, fim de uma jornada, para começo de outra mais excepcional.
Fiquei contente em saber das suas múltiplas palestras sobre a película, “Quem Somos Nós”, filme que tenho especial atenção. Foi na UFPB, em universidades
particulares e no Conselho de Psicologia que ela levou e decifrou esse filme.
Também já realizou palestras sobre o filme “Jornada da Alma”, uma história
verídica que conta o envolvimento profissional e pessoal de um dos principais
psicanalistas da história Carl Gustav Jung e sua paciente e depois
psicanalista Spielring.

O nome Yvone Pessoa se encontra no Dicionário de Escritoras da historiógrafa
Hilda Hübner Flores, em Porto Alegre, onde a autora está organizando outra edição aumentada e atualizada.

Mas do outro lado do tempo, nos idos dos anos 70, a moça Yvone se formou, viajou e residiu fora de seu país. Deu aulas de literatura Francesa, pesquisou, visitou blibliotecas e grandes muses, sobreviveu com bolsas de estudos, e após muitas viagens percorridas, trouxe sua estrela da Física numa mala e embalou a curiosidade de muitos dos alunos que a cercavam.

Yvone em sua formatura

Yvone pertence ao Departamento do DLEM, da UFPB (Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas). Além de cientista renomada e dentre os seus mistérios e explanações Arquetípicas, Yvone Pessoa se interessa pelos estudos da Cabala, Movimentos Interestelares e Tarologia.
Em Afroditequemquiser Yvone Pessoa é uma conhecedora decidida em seu caráter, perceptiva e muito à vontade para comentar os Artigos dessa coluna, pois ela enfoca o leitor em suas explorações e fluxos em vez de dogmatizá-lo.

Pela qualidade de seu trabalho enquanto pesquisadora, sua coragem e sua profunda fonte de insights, Yvone é respeitada nos meios acadêmicos mais tradicionais do país. Com Doutorado na Universidade de La Vale, no Canadá, mestrado na Universidade de Strasburg, também já emprestou seu brilhantismo como articulista da revista Ano Zero.No espaço dessa colunista ela reconheceu de pronto as particularidades de nossos temas, e por isso, ela é diversas vezes abordada e surpreendida entre os chamados do “Penso, logo insisto de Afroditequemquiser”, e persegue cada vez mais o novo tempo das infinitas possibilidades desse espaço exortado pela diversidade.

Imaginem, pois a jovem que quis explorar desde muito cedo o mistério da vida
para uma nova e mais significativa compreensão, tornou-se a Dra. Yvone Pessoa e
foi muito além da Psicologia Analítica de
Jung. E na inversão do tempo, Yvone Pessoa traduzia o seu mundo interno,
contornou quase ritualisticamente as intenções das galáxias, mas chegou
fascinante ao mundo dos contos de fadas para poder analisar os eventos mais
simbólicos do inconsciente humano. Encontrou na Literatura Francesa as chuvas
nas janelas, o soprar dos ventos nas folhas do inverno Europeu, sentiu o
sibilar dos contos de Andersen, viveu o país de Alice por Lewis Carrroll, até
que obteve vastíssima e variada coleção de talismãs e memórias literárias.

Yvone Pessoa aos 18 anos quando começou a ecoar
no tempo

Sucinta e inexaurível, ela também presta hoje um imenso serviço à psicologia
analítica. “Por isso essa matéria sobre Física Quântica nos enriquece e ajuda vocês a compreenderem as centelhas misteriosas que a todos nos confrontam” diz a pesquisadora.

Sim, pela primeira vez, vamos entrar na região dos multiuniversos, vamos saber das superposições de estados e entender muito mais sobre os emaranhamentos de partículas e sub-partículas. Afinal, vamos atingir a não causalidade e não localidade. Vamos adiantar para vocês, através da doutora Yvone Pessoa, como a consciência da Ciência pode transformar a nossa realidade.

Quem quer que sinta o mais remoto interesse por inteligência quântica, vai ver neste especial de Afroditequemquiser uma busca em revelar o quanto o universo é Auto-Consciente.
Desse modo, Yvone fala aqui porque esses estudos se desenvolvem numa velocidade fantástica, logo nesse terceiro milênio. Ao longo das nossas conversas, estarei mostrando vários modos segundo os quais a teoria quântica pode nos oferecer uma compreensão radicalmente nova de vários aspectos
de nossa experiência, e este é o intuito geral da matéria, como uma
reflexão completamente nova para esta era, ou uma nova visão de mundo, derivando naturalmente daquilo que a física quântica nos conta sobre o mundo físico, humano e comunicacional.

Yvone na varanda de seu apartamento em João Pessoa - PB

ENTREVISTA:

1 - Considerada uma importante cientista da atualidade, a senhora tem instigado os meios acadêmicos com sua busca de uma ponte entre a Ciência e o Homem. Tem diversas publicações técnicas exemplares e muitas palestras importantes a respeito de suas idéias. E para abrir a nossa entrevista, gostaria que Yvone Pessoa falasse como a teoria quântica explica hoje a solução Espaço-Tempo?

Bem para isto tenho que esclarecer que a dimensão do espaço tempo faz parte da teoria da relatividade geral de Einstein, e aí é que reside a dificuldade. A teoria quântica explica três das quatro forças da natureza, a força eletromagnética, a força nuclear forte e a força nuclear fraca, através de troca de pacotes denominados "quanta". Porém para desespero dos físicos e dos esforços encetados, a teoria quântica não se coaduna com a relatividade geral de Einstein. As duas teorias já foram comparadas até com a briga de gato e rato, tão grande é a incompatibilidade das duas teorias.

2 - As características destas teorias se tornarão claras à medida que discutirmos por que a nova física é nova e percebermos como, através dessa mesma nova física da consciência, ela pode ser aplicada à filosofia da pessoa e à psicologia dos relacionamentos humanos?
Certamente que ela vai além e se desenrola igualmente em muitas pesquisas e estudos, apesar da complexidade do assunto. Defendi isso em minha tese quando falei sobre Fenômenos psíquicos e a física quântica.

3 - Então, Dr. Yvone, Deus será objeto da ciência e não mais das religiões?
Como vemos, a vitalidade mais bem sucedida será que em algum dado momento restará a Ciência e não a história que as religiões contam.

4 - O que diz a função de onda de Schrödinger?
De acordo com Schrödinger, devido a dualidade onda-partícula, mesmo que uma partícula se mova em uma tragetória definida, ela estará distribuindo em todo espaço, uma onda. Desta maneira, uma onda na mecânica quântica é representada por uma função denominada FUNÇÃO DE ONDA. Ela é representada pela letra grega psi.

5 – Quer dizer que existe a afirmação que para cada objeto, há uma função de onda que mede a probabilidade de o mesmo ser encontrado?
Certamente e num certo ponto do espaço-tempo sim, como também que o observador interage com o observado. Antes de ser observada, a partícula pode ser encontrada em um dos inúmeros estados descritos pela função de onda de Schrödinger.

6 - O que é realmente o princípio da incerteza, demonstrado por Heisenberg? Fale sobre isso:
O princípio da incerteza, demonstrado por Heisenberg, significa também que não podemos conhecer onde um elétron, ou qualquer outra partícula, se encontra e
qual a sua velocidade. Podemos apenas calcular a probabilidade de seu
aparecimento em determinado lugar, com certa velocidade como partícula.
PRINCÍPIO DA INCERTEZA. Princípio da mecânica quântica descoberto por
Heisenberg, segundo o qual, há aspectos do universo, como a posição e a
velocidade de uma partícula, que não podem ser conhecidos com precisão. Neste
mundo infinitamente pequeno, das partículas e sub-partículas a incerteza se
torna mais pronunciada, a medida que as escalas de distância e de tempo
tornam-se menores. As partículas e os campos ondulam e saltam entre os valores
possíveis, de maneira coerente com a incerteza. Daí a implicação que este mundo
quântico é violento e de flutuações quânticas.

7 – Então, função de onda é uma função MATEMÁTICA?
Sim a função de onda é uma função matemática.

8 - Quais são a principais preocupações e discussões dos cientistas hoje sobre o que eles chamam de função de onda?
Os cientistas apenas trabalham nisto, pois sabem que o assunto é muito complexo e está distante de uma afirmação. Os estudiosos, os físicos estão a pesquisar sempre, sem atropelos. O mais importante agora é unir a Quântica e a relatividade geral.

9 - Tudo está definido por PROBABILIDADES segundo a teoria da incerteza, essa é a principal característica da teoria quântica?
A INCERTEZA é um dos poderosos pilares da teoria quântica.

10 - Fala-se em estranheza, superposição de estados e emaranhamento quântico. Essa chamada superposição de estados é a mesma em que se trabalha para elaboração de computadores quânticos?
Sim, a superposição de estados é a mola mestra para as pesquisas dos computadores quânticos. Chama-se superposição quando uma partícula está em dois ou mais estados ao mesmo tempo. Denomina-se isto ESTRANHEZA quântica, porém este estado pode transbordar do mundo atômico para o cotidiano. Para finalizar, acrescentamos à estranheza, a superposição de estados, o Emaranhamento quântico.

11- Defina para os leitores de Afroditequemquiser o que é Mecânica Quântica?
Conjunto de leis que comanda o universo e que tem em comum a incerteza. as flutuações quânticas e a dualidade onda-partícula, e se tornam estudos nas escalas atômicas e sub-nucleares.

12 – Defina para nós o que é o Quanta, o que são Flutuações Quânticas e a chamada Gravitação Quântica?
Quanta - Menores unidades físicas, em que algo pode ser dividido de acordo com a Mecânica quântica. Exemplo- FOTON- são os quanta da luz e do eletromagnetismo. Flutuações quânticas - comportamento turbulento de um sistema em escalas subatômicas, devido o princípio da incerteza.
Gravitação quântica - Teoria que unifica a mecânica quântica e a relatividade geral de Einstein, envolvendo modificação de uma delas ou de ambas. A teoria das cordas até aqui é a teoria que talvez vá permitir a unificação - que chamar-se-á gravitação quântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário